Mel Tamarindo

SINOPSE

Mel Tamarindo traz a história de dois amigos, operários, que moram juntos, mas são engolidos pelo cotidiano e já nem se reconhecem mais. No entanto, surge em suas vidas um personagem misterioso, um ambulante, mágico, senhor do tempo, um Ambrósio (Baale), que movimenta o caminho de Mel (Juliana Mado) e Tamarindo (Vinicius Bolivar). Ele convoca a figura brincante das pessoas que encontra. São bichos e gentes que transmutam estes personagens, mostrando que o que vale são os afetos. Mel tamarindo é uma celebração à amizade. 

Essa peça filme foi criada a partir de três músicas de Siba Veloso. Suas composições trazem uma poética particular nas letras, com traços de humor e sagacidade e um mergulho na musicalidade de importantes tradições populares pernambucanas. 

Para a construção do enredo e preparação de atores, o Cavalo marinho e o Maracatu Rural serviram de inspiração e afetação em todo o processo. Experimenta-se uma releitura dos trabalhadores rurais, transpondo-os para prestadores de serviço e calls center, pessoas que são linha de frente de grandes fortunas. Transitando entre as ideias sobre o tempo, o bicho-gente e a festa, presentes nas músicas escolhidas, os atores dançam, encenam e transitam entre o universo onírico e o cotidiano, sob a direção de Izabela Nascente. O projeto é uma idealização e realização da Cia. ju cata-histórias e contou com apoio da Lei Aldir Blanc do Estado de Goiás.

Mel Tamarindo

Encontro e conto - Festival de narratividades/2018

Mini doc realizado por Victor Souza sobre o Encontro e Conto – Festival de Narratividades, que aconteceu entre os dias 15 e 30 agosto de 2018, em Goiânia.

Se trata de um festival que contemplou espetáculos de teatro, dança e narração, encontro de narradores natos, debates e oficina. 

Com apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás/2016, o projeto teve o objetivo de fortalecer a cultura oral por meio das artes cênicas, literatura e música. Com curadoria da atriz e pesquisadora Juliana Mado, o Encontro e Conto reuniu manifestações artísticas que se valem da narrativa como elemento de estruturação e de discussão estética.

Uma história só será de fato uma história quando é contada. A atitude narrativa está presente na performatividade do ser humano e, como em um ciclo, o ouvir desperta nas pessoas o desejo de compartilhar experiências e vivências.

Encontro e conto

Mini doc realizado por Victor Souza sobre o Encontro e Conto