Curso de narração de histórias: O narrador que habita em mim
O curso investiga e discute a função da narração e da transmissão da experiência nas sociedades ao longo do tempo, incluindo a contemporaneidade.
Os participantes aprenderão a contar histórias utilizando técnicas cênicas, musicais e animação de objetos, por meio de dinâmicas e jogos.
Será abordada a adaptação de contos para diferentes faixas etárias, explorando as melhores formas de comunicação para cada público.
O curso busca revelar e aprofundar as potencialidades da performance narrativa, tanto individual quanto coletiva.
- Mínima: 12 horas
- Máxima: 108 horas
- O curso é destinado a pessoas com 15 anos ou mais.
Chá de memória - oficina de
contação de histórias
Criar um espaço-tempo para experimentar diversas formas de contar histórias, permitindo que cada participante explore sua própria narrativa.
- Estabelecimento de um ambiente lúdico e interativo, onde crianças e adolescentes compartilham histórias através da palavra, corpo, voz e animação de objetos.
- Formação de duplas ou trios para elaboração de uma narração.
- Apresentação das performances criadas pelos participantes.
- Proposta simples, porém expressiva, utilizando os recursos explorados ao longo da oficina.
- Mínima: 2 horas
- Máxima: 12 horas
- Destinado a crianças e adolescentes de 9 a 14 anos.
O que os alunos falaram...
O que os alunos falaram...

Juliana Mado
A ministrante
Atriz, contadora de histórias, educadora e produtora, com interesse na performatividade inata do ser humano, o que inspirou sua pesquisa acadêmica. Desde 2008, apresenta espetáculos de teatro, narração e música com a Cia. ju cata-histórias em instituições como unidades do SESC, livrarias, bibliotecas e centros culturais, tendo participado do Circuito SESC de Artes em 2014. Atualmente, dirige o grupo Mulheres da Lagoa, investigando a performance de mulheres em tradições populares de Goiás, circulando por cinco cidades com apoio do FAC 2023. Também é professora de Arte na Educação Infantil do Colégio Agostiniano e coordena em Goiânia um grupo de estudos sobre a dança do Cavalo Marinho, tradição popular pernambucana.
Principais Experiências
e Projetos
Foi integrante do Coletivo Cênico Joanas Incendeiam, vencedor dos prêmios Myriam Muniz, Proac e edital SESI-SP com o espetáculo Homens e Caranguejos. Participa dos grupos de pesquisa e formação Imagens em Cena (UNB), Poéticas Atorais (UNESP) e Grupo Cachuera!, que estudam manifestações como Jongo e Batuque de umbigada. Como produtora e atriz, destaca-se a realização da peça-filme Mel Tamarindo (2022), com apoio da Lei Aldir Blanc, e a coordenação dos projetos Pra Ler o Mundo (programação cultural na Biblioteca do Centro Cultural Oscar Niemeyer) e Encontro e Conto – Festival de Narratividades, ambos realizados com apoio do FAC Goiás.

DRT 15504/SP
Ainda tem dúvidas? Posso te ajudar a entender tudo sobre os cursos e oficinas.